A preocupação global com os impactos gerados pelas atividades econômicas requer uma nova postura por parte das organizações. Para se manter competitiva e se adaptar às novas demandas do consumidor, é essencial desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Entenda melhor o conceito e como implementá-lo.

O que é Sistema de Gestão Ambiental (SGA)?

O Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura organizacional composta por um conjunto de procedimentos recomendados no controle dos impactos ambientais das atividades produtivas. Seu principal objetivo é fazer com que as empresas estabeleçam práticas capazes de conciliar seu crescimento com as necessidades socioeconômicas.

Os benefícios de adotar o SGA na sua empresa incluem:

  • melhoria nos processos produtivos;
  • redução de riscos operacionais e ambientais;
  • melhor uso de recursos energéticos e materiais;
  • redução de custos com matéria prima;
  • controle da geração de resíduos;

Todos os pontos mencionados contribuem para aumentar a competitividade da empresa e ainda abrem inúmeras oportunidades para o chamado marketing verde, que ajuda a melhorar a imagem da marca frente aos consumidores. 

Como implementar o SGA?

A implementação do SGA deve seguir os requisitos da norma ISO 14001, que estabelece padrões internacionais desenvolvidos para apoiar o surgimento de inovações e propor soluções para desafios de escala global. Ela é reconhecida por associações de normalização em mais de 160 países, incluindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A estrutura de gerenciamento na implementação da ISO se baseia no conceito de melhoria contínua e é representada pelo ciclo PDCA, composto por quatro etapas:

  1. Plan (Planejar);
  2. Do (Executar);
  3. Check (Monitorar);
  4. Act (Agir).

Essas etapas se sucedem para ajudar a empresa a identificar pontos de melhoria, elaborar planos de ação, monitorar sua execução e promover ajustes quando necessário. A ideia é que, por meio de otimizações constantes, a operação fique cada vez mais próxima da excelência em termos de práticas sustentáveis.

Tais ações também contribuem para o alinhamento da sua empresa em relação aos padrões de produção exigidos pela legislação sobre tratamento de efluentes

Contudo, muitas empresas demoram a se adaptar e perdem oportunidades de negócios por conta da dificuldade para lidar com questões técnicas e burocráticas. Uma possível solução para contar com um Sistema de Gestão Ambiental eficaz é contar com parceiros especializados. 

Quer adequar o tratamento de efluentes da sua empresa aos mais altos padrões de qualidade e segurança? Veja como a Okena ajuda sua empresa com soluções personalizadas!