O reaproveitamento de resíduos é a prática de reinserir no processo produtivo certos materiais que, a princípio, seriam descartados. O tema vem se tornando cada vez mais relevante com o interesse crescente no conceito de economia circular, que associa o desenvolvimento econômico com o uso consciente dos recursos naturais.

Neste artigo, reunimos alguns dos benefícios que uma empresa pode ter ao implementar métodos sustentáveis para o manejo dos resíduos gerados por sua atividade. Confira!

Marketing Verde

Também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, o marketing verde é uma estratégia que busca promover a imagem de uma marca a partir de ações pautadas pela responsabilidade socioambiental. 

Segundo o estudo “A última chamada para a sustentabilidade”, publicado pelo Institute for Business Value (IBV) em 2021, 9 em cada 10 executivos globais de empresas de varejo e bens de consumo pretendiam abordar iniciativas desse tipo até o fim daquele ano. E esse comportamento é impulsionado pelas preferências dos consumidores.

A pesquisa FATitutes™, feita no mesmo ano pela multinacional de alimentos Cargill, mostra que 55% dos compradores têm mais interesse em adquirir um alimento embalado quando identificam uma ação de sustentabilidade. Mais do que nunca, o mercado se preocupa com a forma como os produtos são fabricados.

Redução do desperdício e aumento do lucro

Ao implementar processos de reaproveitamento de resíduos, sua empresa pode reduzir custos de produção. Além de ser um estímulo à inovação no tratamento de efluentes industriais, a busca por fluxos mais eficientes podem gerar um importante diferencial competitivo e aumentar a lucratividade. 

Inclusive, um levantamento feito pelo Capterra mostra que 80% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por comidas e bebidas produzidas com métodos sustentáveis. Esse percentual é de 58% para roupas e 51% para produtos de beleza e eletrônicos. 

Adequação às leis ambientais

As obrigações legais também têm um impacto relevante nas atividades industriais. Quem não segue a legislação sobre tratamento de efluentes corre o risco de punições pesadas que podem comprometer o faturamento, o lucro e a imagem da organização.

Apesar de todos os benefícios que o reaproveitamento de resíduos pode trazer, a implementação de processos adequados de coleta, tratamento e descarte é bastante desafiadora. Por isso, muitas empresas optam por contar com empresas parceiras para executar essas tarefas.

Quer saber mais? Veja 4 vantagens de terceirizar o tratamento de efluentes e como o apoio de profissionais especializados facilita a otimização das atividades industriais.