A construção civil é um dos setores industriais mais importantes para a economia do país. As suas diversas atividades a faz responsável pela produção de grandes quantidades de resíduos sólidos e líquidos. Com isso, é preciso fazer o tratamento desses resíduos da construção civil para evitar impactos prejudiciais ao meio ambiente.
Em outras palavras, é essencial compreender os tipos de resíduos provenientes da construção civil para evitar os descartes incorretos.
Quais são os resíduos industriais da construção civil?
Os resíduos industriais da construção civil são todos aqueles que provém das construções, reformas, demolições, reparos ou preparações de terrenos. Portanto, existem dois tipos de resíduos classificados como sólidos (tijolos, blocos, concretos, madeiras, entulho, entre outros.) e os líquidos (graxas, óleos, efluentes sanitários, etc).
De acordo com a resolução: 307/2002 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que estabelece diretrizes para a gestão dos resíduos da construção civil. Eles são separados da seguinte forma:
- A: reutilizáveis ou recicláveis de construções e reformas, terraplanagem, componentes cerâmicos, demolição de peças pré-moldadas produzidas e outros;
- B: recicláveis destinados a aplicações em plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, etc;
- C: materiais que ainda não foram desenvolvidas tecnologias para reciclagem ou recuperação, por exemplo, o gesso;
- D: perigosos, tais como: tintas, solventes, óleos e materiais industriais ou contaminados oriundos de clínicas radiológicas.
Os efluentes líquidos possuem substâncias que podem contaminar o solo e requerem atenção especial em seu tratamento e descarte.
Como deve ser feito o tratamento de resíduos industriais?
Contudo, é fundamental encaminhar as sobras dos resíduos líquidos perigosos para empresas especializadas. Por exemplo, no caso das substâncias contamináveis como os óleos e solventes, precisam ser acumulados e destinados a um tratamento específico.
Já os efluentes líquidos industriais, como por exemplo os dos sanitários gerados nas obras, precisam de coleta e separação diferenciadas dos domésticos.
O mesmo acontece com os efluentes derivados do petróleo. Que precisam de um tratamento diferenciado.
Afinal, eles passam por uma caixa de areia e pela retenção de óleos. Em seguida, é separado, armazenado e reciclado de acordo com sua especificação.
Um alerta para as empresas que realizam o tratamento dos resíduos! Pois, devem seguir as fiscalizações locais, bem como as normas e regras estipuladas para a proteção do meio ambiente.
Como a OKENA pode ajudar?
Somos uma empresa especializada no tratamento de efluentes. Atuamos em quatro linhas de tratamento como o físico-químico de efluentes industriais. Atendemos empresas de vários segmentos como indústria têxtil, cosméticos, transporte e logística, além é claro, da construção civil.
A Okena é uma empresa B certificada que zela pelo bem-estar das pessoas e do planeta.
Quer saber mais sobre o tratamento de resíduos da construção civil? Fale com um dos nossos representantes da Okena!
0 comentários