Linha 01 – Para tratamento de emulsão oleosa
Linha 02 – Para tratamento de efluentes ácidos
Linha 03 – Tintas, neutros e efluentes de gráficas
Linha 04 – Casos especiais
A primeira etapa do tratamento físico-químico é o recebimento do efluente bruto. Assim que é recebido, o efluente é pesado e uma amostra é recolhida pela equipe do laboratório da Okena, para indicar qual a melhor linha de tratamento.
Após essa etapa o efluente é enviado para a linha específica de acordo com as caraterísticas identificadas no teste de tratabilidade, em cada uma das linhas é empregado um tipo de reator químico para quebrar emulsões ou coagular as impurezas.

O próximo passo é enviar o efluente o para o decantador, onde é feita a separação do líquido inicialmente tratado e as impurezas que coagularam com a ação de produtos químicos adicionados.
O efluente segue no tratamento, enquanto o lodo resultante da decantação é enviado para nossos filtros prensa para deságue e co-processamento dos resíduos sólidos com empresa parceira da Okena.
Polimento Final
Nesse estágio o efluente ja está livre de contaminantes físico-químicos e é encaminhado para o tratamento biológico para remoção de impurezas orgânicas. A utilização dos dois métodos de tratamento garante um tratamento de maior qualidade seja na remoção de DBO remanescente, elementos sólidos em suspensão, coloração e na remoção de nutrientes orgânicos.
Principais indicações