Lama Bentonítica, é o nome comercial de argilas naturais com alta capacidade de absorver água.
Também conhecido como lama de perfuração, o efluente é constituído basicamente por água e bentonita. Amplamente utilizado na construção civil, proporciona a sustentação do solo em escavações de fundações.
A lama de perfuração preenche os vazios e adquire rigidez ao ser bombeada para dentro de uma cavidade na construção. Em seguida, forma uma espécie de película que impede o desmoronamento das paredes da cavidade. Por fim, sua densidade se solidifica rapidamente.
Causa danos quando descartada de forma inadequada no meio ambiente.
QUAIS OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE?
Apesar de ser um recurso muito importante na construção civil, o uso da lama bentonítica demanda cuidados em todos os estágios desde o início do processo: transporte, aplicação e descarte dos seus resíduos.
Sua rápida sedimentação pode causar muitos problemas quando descartada de maneira incorreta. Principalmente se feito diretamente no solo ou próximo aos cursos de água. Afinal, seu acúmulo nessas áreas impede a oxigenação e deteriora a fauna e flora da região.
COMO DEVE SER O DESCARTE DA LAMA BENTONÍTICA?
Primeiramente, é necessário aplicar um estudo para evitar impactos ambientais. Bem como a empresa contratada deve ser licenciada pelos órgãos ambientais.
Além disso, é importante que a lama bentonítica seja reciclada ou encaminhada para os aterros sanitários.
Contudo, o poluente deve ser eliminado por meio de um tratamento. Da mesma forma que a água separada pode ser descartada ou ainda utilizada para lavagem e reutilização em sanitários.
Outra opção, por exemplo, é o transporte do efluente para uma estação de tratamento específica, preparada para receber o material. Ainda assim, para reduzir o volume de custos com o transporte e a destinação, o resíduo é drenado, até que fique com o mínimo de água.
Ao final de todo o processo, a empresa receptora da lama de perfuração emite o Certificado de Destinação Final (CDF) para atestar que o fluido foi devidamente tratado e descartado.
COMO A OKENA PODE TE AJUDAR NESSE PROCESSO?
O cuidado com o meio ambiente começa na escolha de uma empresa certificada. Juntamente com um serviço de qualidade, segurança e capacitação necessária para realizar um trabalho responsável em todas as etapas do processo.
A Okena que já atua no mercado há 10 anos, é licenciada pelos órgãos competentes para receber, tratar e destinar os resíduos. Além disso, trabalha com o tratamento desses resíduos nos modelos On Site e Off Site.
Para definir o modelo ideal de tratamento é preciso analisar diversos fatores, como:
- volume de lama gerado;
- duração e localização da obra;
- área disponível para armazenamento;
- implementação da planta de tratamento;
- deságue de lodo no canteiro de obras.
No modelo On Site é montado um sistema que possui decantador, bomba e filtro prensa no local das obras e suas dimensões dependem da quantidade de lama e concentração de sólidos que serão tratados.
Já no Off Site, o material será transportado, com todos os cuidados necessários, até a empresa que realizará o deságue.
Investimos constantemente em segurança, infraestrutura, capacitação técnica, melhorias de processos e metodologias de tratamento para oferecer soluções completas e economicamente viáveis aos clientes.
Somos uma empresa B certificada e zelamos pelo bem-estar das pessoas e do planeta.
Quer saber mais? Fale com a gente!
0 comentários