Lama Bentonítica: por que é importante tratar?

Tratamento de Efluentes0 Comentários

O que você vai ver nesse post:

 

Lama de perfuração, também conhecida como lama bentonítica, é um fluido composto basicamente de água e bentonita, nome genérico da argila composta de mineral silicato hidratado de alumínio.

Sua utilização mais comum é na perfuração de túneis e poços, ela facilita o processo de escavação e reforça a estrutura das paredes do local perfurado.

Por ser composta de um material que se solidifica rapidamente, deve ser descartada de forma adequada. Se for despejada em rios, a lama bentonítica dificulta a oxigenação, resultando em um impacto ambiental de grandes proporções.

Como reduzir os custos no transporte e destinação da lama bentonítica ?

Para redução de volume de custos de transporte e destinação, o resíduo deve ser drenado, até que fique com o mínimo de água, e disposto em aterros que estejam aptos e licenciados a receber esse tipo de material.

Ao final de todo o processo, a empresa receptora da lama de perfuração deve emitir o Certificado de Destinação Final (CDF) para atestar que fluido foi devidamente tratado e descartado.

A fim de garantir que o tratamento e destinação da lama sejam realizados atendendo aos requisitos legais e procedimentos adequados, recomendamos a contratação de empresas especializadas e licenciadas junto aos órgãos ambientais.

Como a okena faz esse tipo de tratamento ?

A Okena oferece soluções de tratamento customizadas nos modelos On e Off Site. Além de ser licenciada pelos órgãos competentes para receber, tratar e destinar os resíduos.

O modelo mais adequado é definido com base em diversos fatores, como: volume de lama gerado, duração e localização da obra, área disponível para armazenamento e implementação da planta de tratamento e deságue de lodo no canteiro de obras.

No modelo On Site, a planta de deságue é montada no canteiro de obras. O sistema é composto por decantador, bomba e filtro prensa, que serão dimensionados de acordo com o volume de lama e concentração de sólidos que deverão ser tratados.

Já no tratamento Off Site, a lama será transportada até a empresa que irá realizar o deságue.

Essa solução é mais indicada para obras pequenas, que geram volumes menores de resíduos, ou locais onde não exista espaço suficiente para implantação no canteiro de obras.

Uma parceria com uma empresa especializada e responsável é fundamental para assegurar o atendimento aos requisitos legais e garantir que a construtora seja considerada confiável e sustentável.

guia horizontal 1 lama bentonítica

Gostou? compartilhe:

Autor

Autor

Douglas Castro

Tendências da semana

Água de reuso e o tratamento de efluentes
set 18 2023

Água de reuso e o tratamento de efluentes

Saiba como a água de reúso contribui para a conservação dos recursos hídricos e redução de custos. Conheça as categorizações, aplicações na...
Acidentes ambientais – saiba como evitar os riscos
set 18 2023

Acidentes ambientais – saiba como evitar os riscos 

Aprenda sobre os principais tipos de acidentes ambientais, como adequar sua empresa às regulamentações com práticas responsáveis e como a Okena pode...
Rio Cheonggyecheon: Revitalização de rios em centros urbanos
ago 15 2023

Revitalização de rios em centros urbanos

A revitalização de rios urbanos é possível com parcerias e ação coletiva. Conheça alguns projetos bem-sucedidos nessa área.

Comentários

O que você achou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos exclusivos sobre estudos de tratabilidade de efluentes industrias

Assinar Newsletter

Nulla porttitor pretium blandit. Suspendisse id nulla et erat feugiat vehicula. Nam ac sapien maximus sem auctor sollicitudin sit amet a enim. Nulla facilisi. Donec et commodo tellus.

Você poderá se sair da lista newsletter a qualquer momento clicando no link desinscrever-se . Nós não fazemos Spam!

Saber mais

Conteúdo relacionadas