A edição de 2021 da pesquisa global FATitudes incluir link da pesquisa, da fabricante de produtos agrícolas e alimentícios Cargill, mostra que 55% dos consumidores estão mais propensos a comprar um alimento embalado quando identificam ações de responsabilidade ambiental. Dados como esse fortalecem o chamado marketing verde, que se concentra em ações pautadas pela sustentabilidade.

Neste artigo, você vai entender melhor os princípios desse conceito, os benefícios dele para sua empresa e como começar a implementá-lo. Confira! 

O que é marketing verde?

O marketing verde é uma estratégia de marketing que destaca a postura da empresa em relação ao meio ambiente. Também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, ele propaga mensagens de consciência ecológica e procura mostrar o impacto delas nos produtos e nos métodos de produção. 

Obviamente, a preocupação com o meio-ambiente não deve estar apenas no discurso. Ela precisa estar no dia a dia da empresa por meio da aplicação dos seguintes princípios:

  • ser ecologicamente correta;
  • ser ecologicamente viável;
  • ser socialmente justa;
  • ser culturalmente aceita.

Benefícios do marketing verde para sua empresa

O principal benefício do marketing verde é para a imagem da marca frente aos consumidores que esperam atitudes sustentáveis por parte das organizações. Também vale destacar que o investimento em práticas ecologicamente corretas na produção pode ser revertido em redução de custos a longo prazo. 

Além disso, o Global Sustainability Study 2021, publicado pela empresa de consultoria Simon-Kucher, identificou que 34% da população está disposta a pagar mais por um produto ou serviço sustentável. Isso significa que é possível adotar um modelo de negócio baseado na economia circular, que concilia a busca pelo lucro e o cuidado com o meio-ambiente.

Como implementar ações de marketing verde?

Como mencionamos anteriormente, o marketing verde deve se pautar em ações efetivas e não ficar apenas no discurso. Por isso, sua implementação passa pela adoção de práticas como:

  • investir em reciclagem e reaproveitamento de resíduos;
  • elaborar métodos que permitam reduzir o volume de água utilizado na produção;
  • reduzir ou eliminar o uso de materiais que não sejam biodegradáveis;
  • prezar pelo tratamento e pela destinação correta de efluentes industriais.

Essas ações também são fundamentais para assegurar o alinhamento aos padrões de produção exigidos pela legislação sobre tratamento de efluentes. Contudo, muitas empresas demoram a se adaptar e perdem oportunidades de negócios por conta da dificuldade para lidar com questões técnicas e burocráticas. 

Uma possível solução para isso é terceirizar o tratamento de efluentes industriais para parceiros especializados. A Okena oferece soluções personalizadas para tratamento de efluentes industriais, auxiliando nos processos de coleta, tratamento e descarte em todo o estado de São Paulo. 

Além disso, oferecemos todo o apoio para que nossos parceiros atuem de acordo com a legislação e as normas técnicas vigentes. Nossa preocupação com a proteção do meio-ambiente nos coloca entre as empresas certificadas pelo Sistema B Brasil, um reconhecimento a modelos de negócio que conciliam a busca pelo lucro com o desempenho socioambiental.

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