Os processos para o tratamento de efluentes na indústria de alimentos e bebidas devem se adequar a uma série de parâmetros técnicos e leis de abrangência municipal, estadual e nacional. Neste artigo, você vai saber mais sobre os métodos aplicados nesse segmento e como assegurar uma gestão eficaz na sua empresa. Confira!

Quais são as modalidades de tratamento de efluentes na indústria de alimentos e bebidas?

A escolha do método mais adequado para tratar os efluentes gerados pela indústria de alimentos e bebidas exige uma análise criteriosa. As duas principais modalidades são:

Tratamento físico-químico

Este tipo de tratamento remove os poluentes presentes nos resíduos por meio da adição de produtos químicos. O efluente bruto passa por uma análise laboratorial e os testes de tratabilidade determinam o tipo de reator ideal para quebrar emulsões ou coagular as impurezas. 

Depois, os efluentes passam por processos de decantação e filtração para até que estejam livres de contaminantes. O lodo resultante dessas etapas passa por um processo de co-processamento e deságue.

Tratamento Biológico

O tratamento biológico é uma solução para tratar efluentes biodegradáveis. Ele é realizado por meio da exposição do material a microorganismos. Essa modalidade se divide em duas categorias:

  • tratamento biológico aeróbio, em que os microorganismos dependem de oxigenação constante;
  • tratamento biológico anaeróbio, em que os microorganismos não dependem de oxigenação. 

A Okena opta sempre pelo tratamento aeróbio, que é mais rápido e não emite gases poluentes. Muitas vezes os tratamentos físico-químico e biológico são aplicados em conjunto para garantir os melhores resultados. 

Como otimizar a gestão do tratamento de efluentes na na sua empresa?

As questões técnicas figuram entre os principais entraves para a adaptação da indústria de alimentos e bebidas à legislação sobre tratamento de efluentes. A melhor maneira de superar esse desafio é contar com o apoio de especialistas e a escolha do parceiro ideal nesse trabalho deve considerar aspectos como:

  • reconhecimento das autoridades ambientais e licenças de operação;
  • adoção de boas práticas de prevenção contra impactos ambientais;
  • garantia de adequação às leis, regulamentos e normas técnicas vigentes.

Conheça a Okena

A Okena oferece soluções personalizadas para tratamento de efluentes na indústria de alimentos e bebidas. Nosso time de especialistas presta suporte completo em todas as etapas e agiliza a emissão de documentos como MTR e CADRI.

Nossa planta, localizada de forma estratégica em Itapevi-SP, permite o atendimento a parceiros em todo o estado de São Paulo para coleta, tratamento e destinação de efluentes industriais de alta e baixa complexidade. Além disso, contamos com certificado de Empresa B, que atesta a aplicação das melhores práticas de proteção ambiental.

Quer saber mais? Conheça as soluções da Okena e otimize a gestão de resíduos da sua empresa de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.