O descarte de efluentes, quando feito de forma inadequada, pode ter consequências graves para todo o ecossistema, alterando as características da água e do solo. Por outro lado, a adoção de práticas alinhadas aos melhores parâmetros técnicos, além de proteger o meio ambiente, traz uma série de vantagens para as empresas.

A seguir, veja alguns dos principais benefícios para indústrias que investem na otimização das atividades de coleta, transporte e destinação de resíduos.

Controle do risco de acidentes ambientais

Os acidentes ambientais causados por indústrias sem processos adequados de tratamento e destinação de resíduos podem causar danos incalculáveis. Entre seus possíveis impactos, podemos citar a contaminação de fontes de água potável, que traz prejuízos à saúde de seres humanos, animais e plantas.

A preparação para o descarte de efluentes requer a implementação de boas práticas de gestão como as da norma ISO 14001 para compor um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Dessa forma, os riscos para o meio ambiente passam a ser controlados com maior eficiência.

Redução de custos operacionais

Processos aprimorados também significam redução de custos. Uma logística bem estruturada economiza tempo e recursos financeiros. Para quem opta pela terceirização do tratamento de efluentes, também há economia com a manutenção da estação de tratamento e a mão-de-obra necessária para fazê-la funcionar.

Impacto social positivo

Environmental, Social and Governance (ESG) é um dos termos em alta quando se fala em sustentabilidade empresarial. Utilizado para definir negócios que valorizam e aplicam práticas sustentáveis, esse conceito está fortemente relacionado à ideia de economia circular, que preza pelo uso racional de recursos naturais.

Além das ações voltadas à proteção do meio ambiente, o ESG inclui a implementação de iniciativas de inclusão social e políticas de combate à corrupção. O objetivo é que as empresas consigam conciliar a busca pelo lucro com a entrega de valor para a sociedade com um todo.

Valorização da marca 

Além de ser cada vez mais valorizada por investidores, a implementação de práticas sustentáveis também é uma demanda dos consumidores e pode ser utilizada em campanhas de marketing. Ao se posicionar como uma marca preocupada com questões ecológicas, sua empresa pode atrair novas oportunidades de negócio. 

Contudo, além das questões técnicas relacionadas ao descarte de efluentes, a indústria também tem como um de seus principais desafios a adequação às normas jurídicas do setor.

Para aprender mais sobre o assunto, continue conosco e veja como é a legislação ambiental para tratamento de efluentes